Saiba qual a importância e vantagens da medicina do trabalho para sua empresa

medicina do trabalho

A medicina do trabalho tem um papel fundamental dentro de uma empresa, pois ela ajuda a manter o bem-estar e saúde dos colaboradores, tornando um ambiente mais produtivo para todos.

Além disso, se uma corporação está buscando novas formas de incentivar seus trabalhadores, a medicina do trabalho é uma alternativa muito interessante, uma vez que o funcionário se sente mais seguro, o que melhora sua rotina de trabalho.

Assim também, é feita a prevenção de doenças e o controle dos riscos ambientais, cumprindo com as normas regulamentadoras e evitando multas.

Entretanto, vale lembrar que o papel deste profissional não está relacionado às prescrições ou consultas médicas, e sim à fiscalização das condições exercidas no local de trabalho.

No conteúdo de hoje vamos trazer para você a importância da medicina do trabalho, como ela interfere no ambiente de trabalho, suas funções e objetivos. 

Boa leitura!

O que é medicina do trabalho e qual é a sua importância?

O trabalho que é realizado pelos profissionais de medicina do trabalho visa desenvolver medidas que tornam o local de trabalho saudável e seguro.

Essas medidas que são adotadas também refletem de forma positiva na relação do colaborador com o local de trabalho.

Desse modo, a saúde física e mental de todos em uma empresa é protegida, pois existe um planejamento estratégico que é desenvolvido para prevenir doenças e acidentes.

Uma empresa que se preocupa com sua equipe e realiza investimento na segurança, obtém melhores resultados, menos faltas e um ambiente saudável.

Do contrário, além de prejudicar o trabalho final, a instituição estará descumprindo normas de Medicina do trabalho. No caso de um acidente ocupacional, por exemplo, é obrigatório fazer a emissão do comunicado.

Se este passo não for realizado, a corporação sofre as ações realizadas pelo Ministério do Trabalho, levando multas que variam de R$670,89 a R$6.708,88. Confira a multa do art.201

O ano de 2021 revelou números alarmantes em relação aos acidentes e as mortes no mercado de trabalho brasileiro, pois cresceram 30%, conforme foi mencionado na matéria do jornal CNN Brasil.

Isto acontece principalmente com as organizações que não realizam investimento em medicina do trabalho.

Quais são os principais objetivos de medicina do trabalho?

Um dos principais objetivos da medicina do trabalho é desenvolver na prática a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais, cuidando da forma física e mental do trabalhador, como já mencionamos.

Mas, como este papel é desenvolvido na prática? Existem procedimentos e exames que fazem parte de um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), como o admissional e demissional, por exemplo.

Com isso, a medicina do trabalho melhora a organização, o ambiente de trabalho, a qualidade de vida e oferece um local adequado com melhores condições de exercer as atividades trabalhistas.

Outros exames como o periódico, retorno ao trabalho e o de mudança de riscos ocupacionais, fazem parte dos procedimentos clínicos exercidos pelo médico do trabalho.

Quais são as vantagens de investir em medicina do trabalho

  • Integridade física e mental dos colaboradores;
  • Prevenção de acidentes e riscos;
  • Acompanhamento de profissionais qualificados;
  • Maior motivação dos colaboradores;
  • Produção de trabalho otimizada;
  • Maior segurança para todos;
  • Diminui multas e afastamento de funcionário;
  • Atende às leis trabalhistas;
  • Promove boa reputação no mercado de trabalho;
  • Reduz custos.

Como é composta a equipe de medicina do trabalho? 

A equipe que realiza este trabalho tem o objetivo de realizar ações que mantenham o bem-estar e a saúde de todos.

Assim, a equipe é composta pelos profissionais:

  • Médico do trabalho;
  • Enfermeiro;
  • Técnico de enfermagem;
  • Engenheiro;
  • Técnicos;
  • Psicólogos.

É importante compreender que o apoio dos profissionais é fundamental para prestar socorro caso seja necessário, realizar atividades com segurança, orientar os trabalhadores e desenvolver projetos com medidas de segurança para lidar com riscos e acidentes.

As atividades exercidas por todos estes profissionais mencionados são indispensáveis.

Além disso, sabemos que, para que uma empresa possa evitar multas, processos trabalhistas, transtornos e maiores gastos, é preciso prevenir. Portanto, nada melhor que a orientação de pessoas qualificadas que entendem do assunto, não é mesmo?

Quais são as funções do Médico do Trabalho?

Como já mencionamos, a medicina do trabalho promove o cuidado e a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais, mas para entendermos melhor, vamos citar as funções.

Alguns exames são realizados pelo médico, como o admissional e o demissional que já conhecemos. Mas, além desta atividade, o médico também precisa: participar dos eventos educativos da empresa, notificar doenças, atender os colaboradores, realizar exame de retorno ao trabalho e de mudança de riscos ocupacionais.

Outro ponto relevante que vale ressaltar, é a atividade de estabelecer os protocolos e as normas de procedimentos. As regras de exames de periodicidade, por exemplo, são sempre respeitadas.

Deste modo, os trabalhadores que realizam um trabalho mais arriscado realizam exames anualmente ou em intervalos menores de tempo, uma vez que a exposição de trabalho coloca os funcionários em risco.

Já podemos perceber durante o artigo que o papel dos profissionais que atuam em Medicina do trabalho, é extremamente relevante. Com este conjunto de ações exercidas, vidas são protegidas. 

Uma boa gestão também valoriza a empresa, visto que hoje as ações da marca são levadas em consideração para que possam ser bem vistas no mercado de trabalho, tendo uma reputação zelada e respeitada.

E então, quer começar a encontrar soluções completas em saúde e segurança do trabalho? Estamos com uma equipe pronta para atender você. 

Fale conosco.

Outros posts