A área de medicina do trabalho traz a garantia de um local de trabalho saudável, pois as práticas desenvolvidas têm o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a qualidade da vida física e mental dos colaboradores.
Esse é um assunto que deve ser do interesse de todas as instituições, uma vez que as medidas preventivas devem ser aplicadas na empresa.
Além disso, é importante lembrar que as vantagens também são para as instituições, pois a equipe se torna mais produtiva, motivada, as multas são evitadas e os afastamentos por doenças e acidentes diminuem.
Atualmente, uma doença mental chamada Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, está afetando os brasileiros.
Um estudo realizado pela International Stress Management Association (Isma), aponta o Brasil como o segundo país com mais casos de burnout — confira a matéria completa divulgada pelo G1.
Esse é um problema de saúde que deve ser enfrentado. Portanto, para diminuir ou prevenir os casos de Síndrome de Burnout, as empresas precisam desenvolver práticas de Medicina do Trabalho, para que assim Normas Regulamentadoras possam ser cumpridas e a integridade mental de todos garantida.
Continue conosco, no conteúdo de hoje vamos abordar os seguintes temas:
- Quais são as medidas preventivas de medicina do trabalho;
- Quais são os principais objetivos da medicina do trabalho;
- Por que a medicina do trabalho é importante para as empresas;
- Exemplo de medidas preventivas.
Quais são as medidas preventivas de medicina do trabalho?
A atuação da medicina do trabalho é fundamental, pois essa é uma maneira eficiente de prevenir doenças.
É importante mencionar que, estamos falando de práticas obrigatórias, que inclusive, já são previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com aprovação pela Lei nº 6.514/1977.
Os profissionais que trabalham nessa área de Medicina do Trabalho, avaliam o local de trabalho e desenvolvem estratégias para garantir a segurança dos trabalhadores, acompanhando a atividade de cada funcionário.
Vale lembrar, que os exames também são maneiras de garantir a saúde do trabalhador. Estes são: Exames periódicos, exame admissional ou demissional.
Em caso de problemas diagnosticados, o médico do trabalho encaminha o paciente para o tratamento mais adequado.
O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), é uma determinação que deve ser cumprida, ela está regulamentada na NR7, que tem como principal objetivo promover e proteger a saúde de todas as pessoas que trabalham na empresa.
Esse é um programa que precisa ser implementado, para que algumas vantagens sejam adquiridas. Algumas delas são:
- Proporciona a integridade mental e física;
- Motiva e deixa a equipe dos setores produtiva;
- Os afastamentos por doenças e acidentes são evitados;
- Os gastos diminuem com multas;
- A marca da empresa é bem vista diante do mercado, ganhando credibilidade;
- O ambiente de trabalho se torna mais saudável.
Quais são os principais objetivos da medicina do trabalho?
O papel desenvolvido pelos profissionais de medicina do trabalho é garantir a saúde psicológica e física de todos os trabalhadores de uma corporação.
Dessa forma, abordagens estratégicas são desenvolvidas para proporcionar a melhoria no trabalho, cumprindo assim com as obrigações trabalhistas.
Profissionais que trabalham com atividades de riscos, por exemplo, devem ter o apoio da medicina do trabalho, visto que a vida desse profissional pode ser colocada em risco.
Este apoio é dado quando o agente da saúde identifica os riscos e desenvolve medidas pensando nas condições de saúde de todos.
Leia também: Medicina do trabalho: quais mudanças nas Normas Regulamentadoras que sua empresa precisa saber.
Por que a medicina do trabalho é importante para as empresas?
Uma empresa que preza pelo bem-estar de seus colaboradores, obtêm os benefícios que mencionamos aqui, que refletem na produtividade, na economia e no cumprimento de normas.
Entretanto, quando falamos do mercado, entendemos como é importante se promover, uma vez que a concorrência também realiza ações para isso.
Uma maneira de trabalhar a forma como a empresa é vista diante do mercado, é aplicando as boas práticas de medicina e segurança do trabalho.
Além disso, quem não gostaria de trabalhar na empresa que melhora as condições de trabalho, não é mesmo?
Essa é uma maneira de ter os colaboradores motivados e produtivos, o que resulta em trabalhos melhores.
Exemplo de medidas preventivas
- Verificar os riscos;
- Desenvolver prevenção para os riscos identificados;
- Eliminar e controlar as condições que representam riscos;
- Indicar uso de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC.
- Indicar o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
- Criar medidas que conscientizem e desenvolvam comportamentos seguros;
- Treinamentos para todos;
- Fiscalização das atividades dos setores.
Esses são alguns pontos essenciais na medicina do trabalho. Tudo que ameaça a integridade física e mental, deve ser fiscalizado.
Assim, o profissional com seu olhar técnico, consegue desenvolver as melhores soluções para manter a saúde de todos.
Esse trabalho abrange todos os trabalhadores, até mesmo aqueles que trabalham com atividades que representam riscos mínimos. Seja em escritório, indústria ou outro segmento, é fundamental manter a saúde de todos.
Comece a desenvolver a medicina de trabalho na sua empresa
Se você acompanhou o nosso conteúdo até aqui, percebeu como é importante investir na medicina do trabalho.
Os profissionais dessa área têm a experiência necessária para aplicar eventos que levam aprendizados e educam os funcionários da empresa.
Este trabalho também consiste em notificar doenças, atender em caso de necessidade os colaboradores, fazer os exames periódicos, de retorno ao trabalho e dentre outros.
Portanto, uma boa gestão faz a diferença. A corporação cumpre com as normas e segue o caminho do crescimento e desenvolvimento.
Aqui na MasterMed, nosso trabalho é levar soluções de qualidade para nossos clientes.
Atuamos há mais de 25 anos com comprometimento, competência e seriedade. Clique aqui para conhecer nossos serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Por hoje é só, até a próxima!