A medicina do trabalho é um ramo que tem o papel primordial na empresa, uma vez que essas são ações desenvolvidas para preservar a saúde de todos no ambiente de trabalho.
Dessa maneira, há Normas Regulamentadoras, mais conhecidas como NRs, desenvolvidas pelo Governo Federal para que as empresas possam cumprir com o objetivo de desenvolver práticas que previnem e protegem os colaboradores dos riscos ocupacionais .
As NRs devem ser cumpridas para evitar acidentes, doenças, multas, processos trabalhistas e outras consequências que colocam a instituição em situações ruins, comprometendo a imagem da marca.
Entretanto, há mudanças nas Normas Regulamentadoras que sua empresa precisa saber, continue conosco para descobrir!
O que é Medicina do Trabalho?
Antes de mencionarmos aqui quais são as mudanças nas NRs, vale destacar que medicina do trabalho é um ofício desenvolvido por profissionais de medicina, que desenvolvem medidas com objetivo de tornar o local de trabalho saudável e seguro.
Esse papel é indispensável, pois quando o bem-estar de todos no local de trabalho é promovido, há uma produção e uma entrega maior dos colaboradores.
Existem trabalhos que colocam os funcionários em risco, mas se medidas protetivas e treinamentos forem realizados com frequência, a probabilidade de acidentes acontecerem pode diminuir.
Com isso, o colaborador se sente mais seguro para realizar suas demandas diárias.
Quais são as funções do Médico do Trabalho?
A função do médico do trabalho tem importância, pois é feita a conciliação das exigências diárias no trabalho, para que a vida das pessoas não seja colocada em risco.
Além disso, esses profissionais são responsáveis por informar aos funcionários quais são suas responsabilidades e os limites.
Com isso, o trabalho que é desenvolvido parte da conscientização do funcionário sobre suas limitações e demandas profissionais.
A vantagem é que o contratado evita doenças e acidentes, consequentemente a empresa não terá que lidar com afastamentos e multas, por exemplo.
Vale lembrar que exames médicos preventivos também é uma responsabilidade do médico do trabalho, pois há doenças ocupacionais que comprometem a saúde, como:
- Problemas relacionados à visão;
- Asma ocupacional;
- Lesão por esforço repetitivo (LER);
- Dermatose ocupacional;
- Antracose pulmonar;
- Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT);
- Estresse;
- Doenças psicossociais;
- Surdez (temporária ou definitiva).
A equipe de medicina do trabalho fica responsável por desenvolver ações que promovem o bem-estar. Assim, a equipe é composta por enfermeiros, técnico de enfermagem, engenheiro, técnicos e psicólogos.
O que são as Normas Regulamentadoras (NRs) e para que servem?
Normas Regulamentadoras são obrigações que as corporações devem cumprir para garantir um ambiente seguro e saudável.
No ano de 1978 as primeiras NRs foram estabelecidas, e ao longo dos anos ela vem sofrendo alterações, para que assim os processos se tornem melhores e mais eficazes.
O bem-estar no local de trabalho é proporcionado, sendo essas NRs fundamentais para empresas e colaboradores.
Investir em medicina do trabalho evita riscos e acidentes, pois como mencionamos, ações são desenvolvidas para evitar o comprometimento físico e mental dos trabalhadores.
Mudanças na gestão em Medicina do Trabalho
Algumas mudanças entraram em vigor, por este motivo é importante que as empresas estejam atentas.
Por exemplo, o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) foi substituído pelo PGR (Programa de Gerenciamento de Risco), que agora é composto por um Plano de Ação e um Inventário de Riscos.
Essas são mudanças que envolvem a prevenção de riscos e acidentes no trabalho. Essas alterações tornam os custos e as burocracias menores.
Também, o Governo Federal publicou as alterações que estão presentes na redação das novas Normas Regulamentadoras nº 01, 07 e 09.
Principais adaptações para empresas
As mudanças para as empresas devem ser realizadas para que possa ser proporcionada uma boa gestão de medicina do trabalho.
Vale lembrar, que o Inventário de Riscos é indispensável, pois ele tem o papel de auxiliar as estratégias desenvolvidas e cumprir com as adequações necessárias para obter as medidas preventivas.
É importante mencionar, que o eSocial também sofreu alterações na gestão de medicina do trabalho.
Como sabemos, o eSocial é uma plataforma de envio de obrigações trabalhistas, informações e dados dos colaboradores. Assim também deve ser feito em relação aos exames ocupacionais dos trabalhadores.
Prazos e envios
A plataforma do eSocial tem prazos para envios, por este motivo é importante ter atenção às datas, pois elas mudam de acordo com as obrigações.
Em medicina do trabalho, há três eventos específicos que devem ser enviados:
- S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
- S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
- S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho.
O eSocial é um programa para todas as empresas privadas do Brasil. Mesmo que a instituição seja de pequeno, médio ou grande porte, precisa estar adequada à plataforma.
MasterMed, uma referência brasileira em Medicina e Segurança do Trabalho
Como podemos ver ao decorrer do conteúdo, a medicina do trabalho desenvolve um papel que vai além de proporcionar bem-estar, pois com suas ações baseadas nas Normas Regulamentadoras, é possível proteger vidas e promover uma empresa estável e segura para os funcionários.
Além disso, investir em soluções de qualidade é também uma forma de promover a imagem da corporação e se destacar dos concorrentes, uma vez que sua reputação está sendo trabalhada.
Nós da MasterMed, temos especialização em consultoria e assessoria nas áreas de saúde e segurança do trabalho atuando há mais de 25 anos com comprometimento, competência e seriedade.
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