A Segurança do trabalho tem um papel de garantir aos colaboradores uma jornada de trabalho mais segura, adotando medidas protetivas para evitar acidentes.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é fundamental para que a saúde de todos seja preservada.
Sabemos que existem trabalhos que expõem o profissional, como eletricidade, fabricação de produtos e outros tipos de atividades que são consideradas de alto risco.
Isto é, funções que representam perigo à integridade física do funcionário, podendo também comprometer a saúde do patrimônio.
Dessa forma, as empresas precisam desenvolver medidas que cumpram com as exigências necessárias para que o local de trabalho seja seguro.
A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), estabelece a obrigatoriedade do uso de EPIs durante as atividades para proteção de todos, evitando acidentes e doenças ocupacionais.
Continue conosco, no artigo de hoje vamos destacar a importância do uso de EPI, falar sobre suas vantagens para empresas e colaboradores, confira os temas:
- O que são EPIs de segurança do trabalho;
- Qual é a importância do uso de EPIs na jornada de trabalho;
- Quais são os EPIs usados para garantir a segurança do trabalho;
- Como escolher EPIs da maneira correta;
- Quais são as vantagens do uso de EPIs.
O que são EPIs de segurança do trabalho?
EPIs ou Equipamentos de Proteção Individual, são instrumentos de trabalho utilizados para proteger o funcionário dos riscos durante as suas atividades exercidas profissionalmente.
O uso de EPIs é obrigatório, tendo a empresa que fornecer esses materiais de forma gratuita.
Porém, essa é uma ação que não deve ser encarada como gasto, e sim como investimento.
Vale ressaltar, que a lei é muito clara sobre acidentes de trabalho, tendo a empresa que enfrentar penalidades e multas, caso haja o descumprimento de Normas Regulamentadoras de Segurança.
A Consolidação das Leis do Trabalho deixa claro que existem categorias para o auxílio de perícia médica, caso haja algum acidente, sendo elas:
- Típico: caracterizado por acidente que acontece durante a jornada de trabalho;
- Atípico: enfermidades causadas pelo excesso de trabalho repetitivo ou de doenças por contaminação durante o trabalho;
- De trajeto: está relacionado aos acidentes que acontecem durante o deslocamento, seja no próprio veículo ou no transporte público.
Qual é a importância do uso de EPIs na jornada de trabalho?
Para evitar esses acidentes e todos os transtornos que são causados, faz-se necessário e obrigatório o uso de EPIs.
Assim também, os treinamentos sobre como utilizar estes equipamentos devem ser realizados. Os contratados precisam saber da importância de utilizar os EPIs, evitando acidentes.
Dessa forma, a integridade física é preservada e a empresa cumpre com o procedimento de Normas Regulamentadoras sobre segurança do trabalho.
Um local de trabalho saudável traz benefícios para todos, principalmente porque as práticas exercidas em conformidade com as normas, garantem a produtividade e melhoram as relações humanas.
Quais são os EPIs usados para garantir a segurança do trabalho?
Os EPIs são materiais que protegem o nosso corpo. Assim, existem diferentes tipos, cada um com uma finalidade:
- Proteção da cabeça: capacetes;
- Proteção auditiva: tampões, protetores e abafadores auditivos;
- Proteção respiratória: máscaras e respiradores;
- Proteção facial: viseiras, máscaras e óculos;
- Proteção de mãos e braços: luvas e braceletes;
- Proteção de pés e pernas: botas, sapatos e outros materiais semelhantes;
- Proteção contra quedas: cintos e sistema anti-quedas;
- Proteção do tronco: coletes com sinalizador ou avental.
Esses são alguns itens, mas a regra vai variar de acordo com o ofício que está sendo realizado.
Cada trabalho necessita de uma atividade diferente. Assim, é fundamental que se tenha na empresa um engenheiro de segurança do trabalho, para que este possa identificar quais colaboradores precisam de EPIs.
Leia também: Sistema para Gestão de Segurança do Trabalho: Por que sua empresa precisa ter?
Como escolher EPIs da maneira correta?
Antes de escolher os EPIs, é primordial identificar quais riscos o trabalho apresenta para o colaborador.
Sendo assim, é preciso visitar o local de trabalho, para verificar se existem riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou acidentes.
Feito essa análise, a empresa precisa também estar atenta aos fornecedores, uma vez que estamos falando de ferramentas que protegem a vida das pessoas. A qualidade é um quesito indispensável.
O certificado de aprovação é importante, pois de acordo com a NR 6, só assim os EPIs podem ser comercializados. O conforto do equipamento também deve ser verificado.
Quais são as vantagens do uso de EPIs?
O uso EPIs traz muitas vantagens para as empresas também, visto que esse também é um investimento no nome da marca.
Uma corporação que se preocupa com seus trabalhadores, obtém maior produtividade, boas relações no trabalho e um destaque no mercado. Nada melhor que uma equipe motivada para realizar atividades diárias, não é mesmo?
Vale ressaltar, que o afastamento por doenças também diminui, pois os EPIs protegem muito bem os funcionários.
Uma consultoria e assessoria nas áreas de saúde e segurança do trabalho pode ser a resposta que a sua empresa está buscando. Essa é uma característica importante para obter uma imagem sólida no mercado.
Desenvolva a sua empresa com quem tem experiência no mercado e promove resultados.
Aqui na MasterMed, nosso objetivo é estabelecer um alto nível de parceria e envolvimento com a necessidade dos clientes, desenvolvendo soluções customizadas, agilidade no atendimento e excelência nos nossos serviços.
Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e que estão sempre atualizados para elaborar e implantar as exigências legais das Normas Regulamentadoras.
Nosso trabalho consiste na preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Comece agora a elevar sua produtividade com uma boa gestão de Segurança do Trabalho.