A saúde do trabalhador deve ser uma prioridade nas empresas. Por isso, é necessário promover o bem-estar e hábitos saudáveis no local de trabalho.
Para tanto, as corporações podem começar investimento em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), pois essa é uma forma de prevenção. Com o mapeamento completo, lesões e doenças ocupacionais nos ambientes de trabalho são evitadas.
Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância de seguir as Normas Regulamentadoras (NR), que são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Elas têm como objetivo garantir a segurança e saúde dos colaboradores.
Adquirir práticas de SST também é cumprir com a responsabilidade de garantir a saúde do trabalhador. Para proporcionar segurança, é possível adotar diversas práticas e prevenir acidentes e doenças ocupacionais. É sobre esse tema que vamos abordar o conteúdo de hoje, confira!
O que é saúde e segurança do trabalhador?
Algumas condições de trabalho colocam em risco a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores.
Essas são situações que podem causar prejuízos, tanto para o empregado, quanto para o empresário, visto que a empresa é responsável por promover a saúde e segurança do trabalhador em seus locais de atividade.
Essa responsabilidade está prevista em diversas normas e leis, incluindo as Normas Regulamentadoras (NRs) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Portanto, a saúde do trabalhador deve ser uma prática adquirida através de um conjunto de medidas e ações, para que assim seja garantido a segurança e o bem-estar de todos.
Leia também: Crie uma cultura de segurança do trabalho com estas dicas.
Como as empresas devem proceder para garantir a saúde do trabalhador?
Para garantir a saúde do trabalhador, uma série de ações devem ser adquiridas. Algumas dessas medidas incluem:
Identificar e avaliar os riscos ocupacionais:
Para garantir a saúde do trabalhador, é necessário realizar uma avaliação para detectar possíveis riscos e exposições envolvendo a atividade laboral.
Dessa forma, a instituição pode fazer uma implementação das medidas preventivas e de controle. Um profissional de Segurança e Saúde no Trabalho saberá realizar as ações mais adequadas para minimizar ou eliminar essas ameaças.
Implementar medidas preventivas:
Para realizar essa etapa, é necessário verificar de forma minuciosa os possíveis riscos dos equipamentos utilizados, dos produtos químicos manuseados e entre outros.
Dependendo dos problemas encontrados, o profissional de SST solicita mudanças no processo produtivo, como no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), treinamentos e capacitações.
Essas são medidas técnicas, organizacionais e administrativas que devem ser seguidas conforme indicado pela equipe de SST.
Fornecer EPIs:
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) servem para os funcionários e são fundamentais, pois ajudam a proteger os trabalhadores.
EPIs são dispositivos que protegem os funcionários contra possíveis riscos à sua saúde e integridade física enquanto realizam suas tarefas no trabalho.
Essa prática adquirida é importante para ajudar a evitar acidentes no local de trabalho e doenças ocupacionais.
Vale lembrar que essas são medidas vantajosas para o colaborador e para a empresa. Quando os trabalhadores se sentem seguros no trabalho, eles tendem a ser mais produtivos e a ter mais motivação para realizar suas tarefas.
Realizar treinamentos:
Os trabalhadores devem saber como utilizar de maneira correta os EPIs e como lidar com os possíveis riscos no ambiente de trabalho.
Em treinamentos, os profissionais capacitados de SST ensinam o funcionário como usar esses materiais corretamente, como identificar e avaliar os riscos. Essa etapa é crucial para prevenir doenças e acidentes ocupacionais.
Assim, as multas e os processos trabalhistas diminuem, o que pode trazer mais economia para a empresa em termos de custos relacionados à saúde e perda de produção.
Manter um ambiente de trabalho saudável:
O bem-estar proporcionado no trabalho é indispensável, visto que essa é uma forma inteligente de promover saúde mental e prevenir acidentes ou doenças ocupacionais.
Os colaboradores devem ser tratados com respeito e os conflitos devem ser resolvidos de maneira construtiva.
É importante mencionar que, em caso de acidente, a reputação da empresa é manchada, e o dinheiro gasto com custos relacionados a multas e à saúde do funcionário, pode desestabilizar as finanças, além de outras consequências negativas.
Dessa forma, é importante que as empresas adotem medidas preventivas para garantir a saúde do trabalhador e evitar maiores prejuízos.
Promova saúde e segurança com a Mastermed
Investir em medidas preventivas é cumprir com a responsabilidade social e cuidar da vida de todos que estão envolvidos no processo de trabalho da empresa.
A saúde do trabalhador deve ser uma prioridade e a instituição que cumpre com o seu papel, tem sua reputação zelada.
Para tanto, é importante ter o auxílio de uma equipe qualificada para realizar a identificação e a avaliação dos riscos ocupacionais.
Profissionais de SST realizam serviços que fazem toda a diferença na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Aqui na MasterMed, temos especialização em consultoria e assessoria nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho.
Atuamos há mais de 25 anos com comprometimento, competência e seriedade.
Se você acompanhou o nosso conteúdo até aqui, percebeu como é essencial investir na saúde e bem-estar de todos e como esse trabalho deve ser feito de forma cuidadosa.
Por isso, nosso papel é desenvolver um conjunto de ações que protegem vidas. Além disso, garantimos o cumprimento das NR’s e das legislações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalhador.